A Secretaria Municipal da Saúde de Putinga e a Vigilância Sanitária, vem a público fazer um apelo a toda a comunidade para o grande risco de contágio por dengue em função do grande crescimento do mosquito AEDES AEGYPTI. Lembrando que a dengue é uma doença gravíssima que é causada após a picada do Mosquito, é por isso que todos, devem tomar todos os cuidados e limpar as suas propriedades conforme já instruções enviadas, além de usar permanentemente o repelente.

Fique atento aos sintomas:

* febre alta súbita * dor no corpo, nas articulações e na cabeça * náuseas e vômitos * pode haver manchas vermelhas no corpo e coceira

A prevenção da dengue é feita com práticas simples que evitam,a reprodução do mosquito transmissor!

Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

Limpar sempre as calhas dos canos;

Não jogar lixo em terrenos baldios;

Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;

Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

Data de publicação: 10/03/2023