1º Seminário do Produtor Rural de Putinga acontecerá em Dezembro

Na terça-feira dia 29 de Novembro uma equipe multidisciplinar ligada a Secretaria Municipal da Agricultura e ao Meio Ambiente, estiveram reunidos no gabinete, para apresentar oficialmente o projeto para o 1º Seminário do Produtor Rural de Putinga, que será realizado nos dias 14,15 e 16 de dezembro no Salão Paroquial. A equipe é composta por: Renato Darienzo, Renato Andrin, Francisco Meneghetti, Liliana Fontana e Emanoele Figueiredo Serra, que se empenharam na busca de elaborar uma proposta para debater as principais fontes de economia do setor primário do município que é fumo, leite, suínos, aves e erva-mate.

A proposta se deu através do Prefeito Paulo Lima, que propôs, um evento que vise a orientação e qualificação dos produtores, em todas as áreas, buscando em grupo, debater as necessidades de cada propriedade rural.

“ Este é um momento de ascensão do agronegócio, é preciso estar junto com o produtor, colaborando para que ele possa fazer investimentos projetados, com suporte e orientação técnica, de profissionais que atuam diretamente na área. Buscando implantar uma rotina de trabalho e de gerenciamento, para obter melhores resultados financeiros, já que a atividade agropecuária predomina no município”. Destacou o Prefeito Paulo Lima.

Convidamos todos os produtores rurais a participarem deste importante momento de debate e integração. O evento é gratuito e terá como palestrantes diversos profissionais graduados e experientes no setor do agronegócio. O evento recebeu apoio total de diversas empresas e entidades da região.

Segue a programação completa:

1º Seminário do Produtor Rural de Putinga

14/12/2022 - Bovinocultura Leiteira

09:45 Renato Darienzo - Reprodução de Bovinos

10:15 Bernardo Guilardi - Doenças reprodutivas no rebanho leiteiro

10:45 Jorge Duarte (Alta Genetics) - Melhoramento genético

11:15 Yago Machado da Rosa - (Dália Alimentos) - Criação de terneiros

11:45 Mesa redonda

13:00 Emanoele Serra - Projeto de desenvolvimento da Agricultura

13:30 Júnior Ferro (LABNUTRIS) - Análise bromatológica

14:00 Vinícius Cima Auler (Cotribá) - Estresse térmico

14:30 Claudiomiro Cenci e Demétrios Cenci - Sucessão empresarial na indústria

15/12/2022 - Suinocultura e Avicultura

09:30 Abertura do Evento

09:45 Andrieta Anater Werner (Dália Alimentos) - Melhorias ambientais para maior eficiência no uso dos dejetos suínos

10:30 Letícia Conzatti Piccinini (Dália Alimentos) - Potencial e desafios do dejeto suíno para adubação

11:30 Mesa redonda

13:00 Luciano Cremonese (BRF) - Utilização de recursos hídricos

13:45 Ari Strapazzon (Bioconsul) - Novas tecnologias para o tratamento de resíduos da pecuária

14:30 Liliana Fontana - Departamento de Meio Ambiente

16/12/2022 - Erva-mate e Fumicultura

09:45 César Burile (Emater) - Perspectivas da Erva-mate no Vale do Taquari

10:30 Jurandir Marques - Desafios e potencialidades na Certificação da Erva-mate

11:15 Mesa redonda

13:00 Marcilio L. Drescher (Afubra) - Associação dos Fumicultores do Brasil

14:00 Elieser do Prado Bastos (Afubra) - Energia fotovoltaica

Encerramento

Local: Salão Paroquial

Distribuição de erva-mate e água quente durante todos os dias do evento.

Data de publicação: 30/11/2022