Água tratada para consumo humano

Água tratada para consumo humano

A água é essencial para os seres humanos, animais e plantas, sendo usada para saciar a sede, preparar alimentos e higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho). Dessa forma, a água para consumo humano deve ser potável, ou seja, deve atender ao padrão de potabilidade estabelecido em norma pelo Ministério da Saúde, e não oferecer riscos à saúde.

A água própria para consumo humano não pode conter Microrganismos patogênicos (que causam doenças) nem substancias que representem risco à saúde em nível superior ao máximos permitido, além de não poder apresentar características que causem rejeição por parte da população (como gosto, odor ou cor que deixem a água com um aspecto desagradável.

Caso observe alguma alteração na água que é fornecida (como odor e / ou coloração diferente), entre em contato com a empresa responsável pela distribuição da água e / ou com a Secretaria da Saúde do seu Município.

Se a água para consumo humano não tiver boa qualidade, ou seja, não for potável, pode causar enfermidades tais como: cólera, febre tifóide, giardíase, amebíase, hepatite, diarreia aguda, leptospirose, entre outras. Para evitar a ocorrência dessas doenças, a água precisa ser desinfetada e tratada.

FIQUE ATENTO!!!

O cloro é fundamental para tratar a água para o consumo humano. Ele combate os agentes patogênicos causadores de doenças além de desinfetar tubulações e reservatórios garantindo a qualidade da água.

No Brasil é lei: todos os sistemas e soluções que distribuem água para as comunidades devem passar por processo de desinfecção ou cloração além da obrigatoriedade de contarem com responsável técnicos habilitado para realizar esta atividade. Já está previsto no artigo 23 e 24, Capitulo IV da Portaria de Consolidação nº 5 do Anexo XX de 2017 a qual dispõe o controle e vigilância da qualidade da água.

Não vá beber qualquer água por ai!

Data de publicação: 27/09/2022

Compartilhe!