Capacitação aos Conselheiros Tutelares e palestra para as crianças e adolescentes abordando o Semáforo do Toque

A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Administração Municipal de Putinga, acolheram a proposta do Conselho Tutelar para a realização de capacitação aos Conselheiros Tutelares e integrantes da Rede de Proteção à Criança e o Adolescente, com o presidente da ACONTURS - Associação dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, Jeferson Leon.

O palestrante abordou a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente e falou sobre o papel do Conselho, da família e do poder público, diante do acompanhamento e identificação de crianças expostas à violência. O momento de formação foi fundamental para fortalecer toda a estrutura para o fim comum que é a proteção da criança e do adolescentem sempre integrando, Assistência Social, Educação, Saúde e Conselho Tutelar, para garantir que todos tenham condição de acessar os serviços e muitas vezes mudar de vida.

Leon, ainda promoveu uma palestra para os alunos das Escolas Municipal e Estadual, apresentando para as crianças, o Semáforo do Toque: um painel com as cores do semáforo que indica os toques permitidos e normais no corpo de uma criança e aqueles que sinalizam, algum de abuso e violação.

Este semáforo foi criado em uma escola de São Paulo no ano de 2012. No Rio Grande do Sul, a Aconturs aproveitou a iniciativa e a adotou em suas ações. "Esta atividade trabalha a prevenção, evitando a violação e o abuso de crianças", reforça Leon.

Data de publicação: 04/07/2022