Esta é a principal obra da atual Administração Municipal, que já investiu mais R$ 439 mil em redes de água

Os esforços da Administração Municipal de Putinga, comandada interinamente pelo prefeito Fernando Gonçalves dos Santos, são contínuos para que toda a população tenha acesso à água potável, e consequentemente à qualidade de vida.

Até o momento, a atual gestão já soma R$ 439.428,55 investidos na construção de redes de água distribuídas nas comunidades de Linha Fiscal, Lajeado Bonito, Santa Tereza, Santos Filhos, Santo Isidoro e Carlos Barbosa. Mais recentemente, na terça-feira, 18, durante sessão ordinária do Poder Legislativo, mais um projeto de implantação foi aprovado, beneficiando novamente a comunidade de Lajeado Bonito, uma das que mais sofre com escassez de água no interior do município.

Tais obras são prioridade para a Administração interina, que logo que assumiu o poder, teve a ousadia de atender uma das demandas mais antigas dos putinguenses. “Nos preocupamos logo em ouvir esses moradores, fazer os orçamentos, encaminhar e aprovar os projetos junto ao Legislativo, e agora executar. E como tem sido bom ver a gratidão no rosto destas pessoas, que por anos e anos passaram necessidade, ficaram desassistidas e tiveram que ‘dar um jeito’. Essas são as principais obras do nosso governo e nos orgulhamos por tê-las elencado como prioridade, beneficiando não uma, mas dezenas de famílias que agora, vão sorrir ao abrirem as torneiras de suas casas”, enfatiza o prefeito.

Gratidão, é o que sentem os beneficiados

Moradores das comunidades da Linha Santo Isidoro e Linha Fiscal comemoram a instalação das redes de água, que depois de longos anos, estão se tornando realidade, beneficiando muitas famílias.

“Se falta água, falta tudo, e há muito tempo vínhamos sofrendo com isso. Essa rede de água, que estamos esperando já há oito anos, mudará bastante nossa realidade graças ao Fernando, que é um bom prefeito, e elencou como prioridade a água para aqueles que mais precisam”, ressalta o morador da comunidade de Santo Isidoro, Edson Pinton.

Outro morador da comunidade, Samuel Picolli, também ressalta a alegria em poder ter água em casa. “Ultimamente a estiagem está nos prejudicando bastante. Temos água de vertente, mas se não economizamos ficamos sem. Agora com essa rede de água nossa vida será bem melhor. Depois de oito anos teremos água em casa”, comemora.

Adilar Asolini, também morador da Linha Santo Isidoro, ressalta que a comunidade não poderia ter maior realização do que esta. “Não há nada melhor que isso. É um projeto que deveria ter começado há uns 30 anos, quando as águas começaram a reduzir. Aqui na comunidade, fontes e açudes estão secando, e ainda bem que a Administração Municipal tomou uma posição. Tínhamos feito um pedido ao Executivo há um tempo atrás, mas concederam água só para alguns, nós ficamos de fora, já que só perfuraram o poço e o esqueceram. Agora, a atual gestão está se empenhando em nos ajudar”, frisou.

Emocionado, Abrelino Picolli, enfatiza se sentir valorizado. “Essa rede de água nos trará muitos benefícios. A comunidade enxerga a atitude do prefeito com muita alegria. Era uma necessidade, porque água de qualidade, quando chovia, tínhamos por pouco tempo. Me sinto muito valorizado em receber isso depois de tanto esperando”, relata ao não conter as lágrimas.

O presidente da Associação de Água de Lajeado Bonito, Nelson Picolli, destaca que, nove famílias serão beneficiadas com a rede, que deve ser concluída nestes dias. “As águas estão bastante escassas, vamos numa torneira não tem água, na outra também não, e o prefeito fez um grande acerto. Estamos com o poço perfurado há uns oito anos, mas ele foi abandonado e achamos que nunca seria encanada essa água, até a atual gestão tomar uma atitude”, salienta.

Na sexta-feira, 14, enquanto a máquina da Secretaria de Obras realizava a abertura dos valos, moradores da comunidade Santo Isidoro faziam um mutirão para auxiliar na construção das redes de água, no que dizia respeito ao encanamento.

Já Felipe da Costa, morador da Linha Fiscal, que também é beneficiada com a rede de água, manifestou: “Não temos mais água e essa rede de vai ser de grande importância para a comunidade que está muito contente. Abastecemos nossa casa com a água da fonte, mas ela está no fim”, conta.

O presidente da Associação de Água da Linha Fiscal, Miguel Rodrigues de Freitas, revela que 18 famílias pertencem à associação. “Nossa necessidade de água é muito grande. Eu, por exemplo, abasteço minha propriedade com a água do vizinho, sendo que comprei 600 metros de manga para puxá-la. Mesmo assim, a água não é boa, mas nos obrigamos a consumir, já que não há outra. Os animais tomam água suja do açude”, relata ao salientar que um poço na comunidade está perfurado há cerca de quatro anos. “Fernandinho é como nós, é um baita prefeito, e nós temos mais que agradecer, pois sozinhos não teríamos condições de concluir essa rede”, finalizou.

Data de publicação: 24/05/2021