Obra será possibilitada pelo Poder Executivo, sanando a demanda daqueles que sofrem com a estiagem

Em um período de calor e escassez de chuvas, uma obra, possibilitada pela atual Administração Municipal, traz alento para os moradores das comunidades de Linha Carlos Barbosa e Santa Teresa, interior de Putinga.

Nesta semana, o prefeito Fernando Gonçalves dos Santos, o “Fernandinho da Vila”, assinou os termos de parceria 001/2021, com a Associação de Água Linha Santa Teresa, no valor de R$ 185.401; e 002/2021, com a Associação D’Água Parque da Usina, no valor de R$ 34.926. Os recursos servirão para cobertura das despesas necessárias para a instalação das redes de água.

As associações deverão realizar a aplicação do recurso no prazo de seis meses, prestando contas do valor aplicado, juntando notas fiscais ou recibos comprobatórios dos gastos. Em contrapartida, as associações são responsáveis pelo fornecimento de toda a mão de obra necessária para a execução do projeto, por meios próprios ou contratação de terceiros, além da aquisição e instalação de hidrômetros.

Após trabalhar na elaboração do Projeto de Lei para beneficiar as comunidades, encaminhando de forma ágil ao Legislativo para aprovação, o prefeito comemora a conquista, já que a falta de água ainda é um grande problema enfrentado no interior do município, principalmente pelas famílias que tem como abastecimento as fontes, que secam rapidamente quando não chove. “Durante a minha campanha, as pessoas comentavam sobre essa problemática, preocupado com a situação, assumi o compromisso com essas famílias e tomei como prioridade essa demanda em minha gestão”, ressalta Fernandinho.

“Como hoje estou à frente do Executivo, estou conseguindo cumprir minha promessa com louvor, pois sei da importância desta obra, que vai favorecer muita gente. É uma alegria muito grande poder estar contribuindo com isso. Assinar esses termos é uma realização para mim também, pois estamos ajudando pessoas que, depois de muito tempo, vão ter água em suas casas”, acrescenta emocionado ao agradecer os vereadores favoráveis ao projeto.

E as obras não param por aí. “Pretendemos instalar redes de água em outras comunidades que também sofrem com a estiagem, como é o caso das comunidades de Linha Fiscal, Linha São Marcos e Linha Lajeado Bonito. Estamos em conversa com as associações das comunidades e a partir do momento que tiverem os orçamentos e documentação em mãos, vamos fazer o projeto, encaminhar ao Legislativo e com certeza nossos vereadores vão aprovar. O mais breve possível, vamos realizar essas obras, as pessoas precisam de água”, frisou.

Além do recurso em dinheiro que a Administração Municipal está repassando para as associações, as Secretarias de Obras e Agricultura colocarão à disposição os maquinários para realizarão de abertura de valos e tudo o que for necessário. “Cabe salientar que os poços, em todas essas comunidades, já estavam perfurados há três anos, mas talvez por falta de prioridade, essas obras não foram concluídas”, finalizou o prefeito.

O presidente da Associação D’Água Parque da Usina, Eliseu Zanotelli, celebra a obra. “Todo recurso que vem para contribuir é bem-vindo. A água é uma necessidade em todas as comunidades, não só na nossa. É questão de saúde pública fornecer água de qualidade, pois com isso as pessoas estarão mais saudáveis e dependerão menos de postos de saúde e hospitais”, pontuou. “Em nossa comunidade, Linha Carlos Barbosa, em torno de 16 famílias vão ser beneficiadas com essa rede, famílias que sofriam muito com a escassez de água na estiagem, por terem água de fonte”, acrescentou.

O presidente da Associação de Água Linha Santa Teresa, Josimar Alves, também comemora. “Muitas pessoas tinham dificuldades com a falta de água em períodos de estiagem e tinham que recorrer aos vizinhos. Essa rede de água vai beneficiar cerca de 20 famílias, o que é muito bom. O poço em nossa comunidade era para estar funcionando há três anos, quando foi perfurado graças a uma verba que o atual secretário de Agricultura, Everaldo Ungaratti, que na época era vereador, conseguiu. Agora, com a conclusão da obra, todos ficamos contentes”, afirmou.

Data de publicação: 08/03/2021