As propostas terão como foco acolher e melhorar a autoestima dos moradores, assim como fortalecer o vínculo comunitário e promover saúde

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Putinga, os quais vivem um momento delicado e difícil, a Administração Municipal, em parceria com o professor Cristiano Silva, da empresa Forever Assessoria em Qualidade de Vida, apresenta à comunidade três grandes projetos: “Putinga te Liga”, “Vida Saudável em Casa” e “Vida Saudável”. Ambos terão coordenação da Secretaria de Assistência Social, por intemérdio de Ivete Mazocco Rabaioli, apoio e envolvimento direto das demais Secretarias municipais.

O projeto “Putinga te Liga” é pioneiro na região. Trata-se de organizar um atendimento direto com os moradores utilizando plataformas digitais, e principalmente, um contato telefônico. “Nossa proposta visa envolver todas as Secretarias a fim de, em um primeiro momento, montar um cronograma de contatos telefônicos com usuários de cada Secretaria e posteriormente toda a comunidade putinguense. Por meio de uma ligação, vamos passar uma mensagem de otimismo, saber como aquela família esta encarando o atual momento e se esta precisa de algum serviço disponível na prefeitura, que talvez ainda não tenha chegado até os gestores das Secretarias. Será uma via de mão dupla”, explica o criador do projeto, professor Cristiano Silva.

O prefeito, Fernando Gonçalves dos Santos, garante que a Administração Municipal está se empenhando ao máximo para amenizar este momento difícil. “Tempos difíceis requerem ações rápidas e eficientes, pensando assim, estamos lutando e criando alternativas para ultrapassar e superar a atual fase”, enfatizou.

Em sua explanação, a secretária da Assitência Social, Ivete Rabaioli frisou. “Vamos ficar ligados e conectados para a vida, precisamos aproveitar os momentos bons que ainda podemos viver juntos, nem que seja com uma palavra amiga”, salientou.

Paralelo ao projeto “Putinga te Liga” ocorrerão lives de dança para idosos, PCD’s à comunidade em geral. “O professor irá, uma vez por semana, desenvolver uma aula ao vivo diretamente do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e todos poderão se exercitar por meio da dança em suas próprias casas”, revela a secretária.

Já o projeto “Vida Saudável em Casa” provém de uma iniciativa já consagrada em outros municipios e será desenvolvida após o quadro pandêmico ser amenizado em todo o Estado. A proposta é levar até o público de meia e terceira idade e aos PCD’s do município, a dança como forma de melhorar a qualidade de vida. O projeto funcionará da seguinte forma: o professor junto à equipe do Cras montará um cronograma de visitas, e da calçada das casas (sendo que os usuários ficam no pátio, sacada ou varanda) promoverá duas danças, uma para trabalhar braços e uma para trabalhar pernas. As visitas serão pré-agendadas e seguirão todos os protocolos de segurança e distanciamento.

Por fim, o projeto “Vida Saudável”, que também terá início após o quadro pandêmico ser controlado, tem por objetivo formar grupos de dança e dinâmica de grupo, como forma de promover a saúde de pessoas de meia e terceira idade do município, assim como fortalecer o vínculo do público da cidade e interior. Além das aulas normais também serão realizadas aulas temáticas, encontros de vivências com outros municípios e promoção de eventos e excursões para o litoral e serra gaúcha.

Data de publicação: 16/03/2021