Comunidades de Linha Carlos Barbosa e Linha Fiscal estão recebendo as benfeitorias

Sensação de dever sendo cumprido para a Administração Municipal de Putinga e sensação de sonho sendo realizado para dezenas de famílias que ainda sofriam com a falta de água.

A Secretaria de Obras deu início, recentemente, à abertura dos valos para a instalação das redes de água nas comunidades do interior. “Acredito que seja um marco muito importante para as comunidades, pois há muito tempo estão sofrendo com a falta de água, e vários moradores estão sem. Garantimos primeiro os materiais, porque depois o preço subiria muito. Por isso, nos preocupamos em elaborar logo os projetos de lei e enviar para a Câmara de Vereadores aprovar”, conta o prefeito, Fernando Gonçalves dos Santos.

“Demorou um pouco para darmos início, porque mandamos fazer uma concha especial para realizar apenas a abertura dos valos para a colocação dos canos, mas a rede de água de Santa Lúcia já foi concluída e agora estamos fazendo a de Carlos Barbosa e da Linha Fiscal. Como essa máquina tem bastante força e é bem ágil, se nada atrapalhar acredito que em dez dias ficarão prontas. São obras muito esperadas, a comunidade estava ansiosa por isso e há anos vinha pedindo, já que a estiagem não vem de agora”, frisa.

Além da abertura dos poços, a Secretaria de Agricultura está realizando terraplenagens para instalação de pocilgas e aviários. “Concluímos as que estavam em andamento, mas já temos outros três pedidos de escavo”, revela o prefeito.

O secretário de Agricultura, Everaldo Ungaratti, destaca sentir orgulho da atual gestão. “O poço de Linha Fiscal fazem quatro anos que foi perfurado e a Administração passada concluiu seu mandato e nada fez. Já a atual gestão, em poucos dias, vai deixar água na torneira de cada morador. Me sinto orgulhoso pela atenção que o prefeito está dando a esses agricultores, tanto na parte da água, como na manutenção das estradas e no atendimento dentro das propriedades. Acho muito importante um prefeito olhar com bons olhos para a agricultura e isso nosso atual prefeito está sabendo fazer. Ele está valorizando as pessoas”, frisou.

Moradora da Linha Carlos Barbosa há 30 anos, Maria Bernardon Marchese, de 66 anos, economiza o que ainda resta da água da sua fonte. “Estou quase sem água. Na verdade, desde aquela grande estiagem que vivemos, que venho sofrendo com isso. Faz tempo que o poço na Usina está pronto, mas a outra Administração só ligou a água no Parque da Usina mesmo e não para os moradores da comunidade. Agora, a atual gestão está abrindo os valos para beneficiar os demais”, comemora.

Aos 56 anos de idade, Pedro Strapasson, que reside em Carlos Barbosa há cinco anos, sofre há dois com a falta de água. “Eu ainda tenho água, mas não é boa para consumo. A prefeitura tem me quebrando um galho me trazendo água com tambores, e agora será maravilhoso ter água encanada. Temos que agradecer muito”, frisou.

Já Comercindo Seco, de 69 anos, que sempre residiu na comunidade, diz não ter faltado água na propriedade. “Vou colocar um ponto de água e pagar taxa para ajudar a associação. Mas a abertura da rede de água nos dá sim uma segurança, para que se um dia faltar teremos uma solução”, destaca.

Data de publicação: 03/05/2021