Nesta sexta-feira dia 17 de Janeiro, o município de Putinga recebeu o Tenente-Coronel, Jorge Fernando Menezes, Coordenador Regional da Defesa Civil de Lajeado para juntamente com a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Emater, dar seguimento as ações relativas ao decreto de emergência realizado pelo Município de Putinga, em função da estiagem de 60 dias, que ocasionou uma perda de aproximadamente 24 milhões, de impacto na economia agropecuária. Segundo o Secretário da Agricultura Jeverton Salva, a principal cultura afetada é o milho principalmente aqueles que foram plantados no mês de setembro e outubro. Não há como recuperar, o que vai ocasionar uma silagem de baixa qualidade, refletindo diretamente na cadeia produtiva do leite, que no inverno os produtores não terão alimento de qualidade para o gado. Já, a soja, fumo, erva-mate e uva tem perdas diretas também, são culturas que foram afetadas e tem consequências graves na produtividade.

Toda documentação está sendo encaminhada, para realização da homologação do situação de emergência, que só depois de concluída será possível saber quais as vantagens os produtores terão em função dos fatos.

Data de publicação: 17/01/2020