O projeto de Restauro do Parque da Usina de Putinga está em andamento. A empresa vencedora do processo licitatório, está trabalhando de forma continuada, para cumprir os prazos estabelecidos no contrato. A obra que inicialmente contempla uma parte do projeto, precisou de adequações, mas sem significativo impacto, o qual foi aprovada pela Secretaria de Cultura do Estado.

Foi necessário readequar um novo espaço para o memorial, em função de questões ambientais. Desta forma a única edificação excluída do projeto foi o anfiteatro, neste local será construído um chimarródromo. Com a mudança de local o memorial ficará em um local mais alto, melhorando a visualização do Parque, já que o mesmo contempla um mirante. Esta foi a única questão que foi ajustada dentro da parte inicial do projeto.

Já, quanto a tubulação e as passarelas que levarão até o lago, são projetos que serão distribuídos em mais duas etapas, em função de que não há recursos suficientes para serem aplicados no momento e as liberações ambientais para geração de energia, não estão previstos no projeto atual e tem um custo altíssimo para serem elaborados. Neste caso a Prefeitura pensa em buscar uma parceria público/privada para que além de contemplar as etapas seguintes, proporcionar o espaço autossustentável, por que a manutenção e segurança do local irão gerar novos custos.

A obra em andamento esta licitada pelo valor de R$ 1.538.131,93 milhão sendo R$ 721.534,93 mil captados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). As empresas patrocinadoras são K1 Colchões LTDA (R$ 128.941,80); Laticínios Cenci LTDA (R$ 216 mil); CERFOX – Cooperativa de Distribuição de Energia Fontoura Xavier (R$ 270 mil); Bebidas Fruki S.A. (R$ 50 mil) e Venax Eletrodomésticos (R$ 60 mil). O restante do valor, R$ 816.597,00, é contrapartida do Poder Público Municipal e tem origem na venda do Departamento de Energia Elétrica de Putinga (Demeep).

Parque da Usina

O projeto de reabilitação do Parque Usina de Putinga foi elaborado para integrar um Patrimônio Cultural e ambiental, através do restauro da edificação e do maquinário remanescente da antiga Usina. A casa de maquinas será restaurada e um Memorial terá uma exposição da história, relembrando as memórias ao passado. O parque propõe além da preservação ambiental, educação em contato com a natureza, contemplação e lazer, que contribuirá para melhor qualidade de vida e integração da comunidade. A obra de reestruturação do complexo está em andamento, com previsão de der finalizada em 2020.

Data de publicação: 21/11/2019