Campanha de combate ao borrachudo

Nesta semana foi realizado uma reunião com o responsável pela vigilância sanitária Luciano Valdaméri, diretor de meio ambiente Leonardo Giacomini, Secretário de Administração Mauro Capelari, vice-prefeito Enevir Polese e prefeito Claudiomiro Cenci para discutir as diretrizes de trabalho para a realização da campanha de combate ao borrachudo.

O município de Putinga investiu 21 mil reais na aquisição do inseticida que foi distribuído para todas as comunidades do interior e nesta sexta-feira de dará o início a aplicação, que será de responsabilidade da cada comunidade o qual um representante já recebeu todas as orientações técnicas e práticas para a aplicação do BTI.

Luciano observou que além da aplicação do inseticida biológico (BTI), é preciso manter ações preventivas, como evitar desmatamento nas beiras de arroios, e evitar o descarte de resíduos orgânicos oriundos de criações de animais, por exemplo. “Enquanto o pernilongo se desenvolve em água parada, o borrachudo se desenvolve em água corrente, então é preciso ficar atento ao descarte de resíduos em arroios e também a saída dos açudes”, orienta, salientando que outra medida positiva é verificar a situação do esgoto sanitário das residências, para evitar a proliferação dos borrachudos.

O Prefeito Claudiomiro disse que é indispensável realizar a aplicação do BTI em função da grande proliferação do borrachudo na região, há dois anos o produto não era realizado e o risco para a saúde é gravíssimo. O inseto que pode causar doença grave que pode levar à cegueira.

Data de publicação: 20/04/2018