“Sentimos necessidade de voltar”, diz secretária

A Secretaria de Educação, professores e direção das escolas do município se preparam para o retorno gradativo das aulas, que deve ocorrer a partir do dia 22 de fevereiro de forma hibrida.

“Diante de várias reuniões com a Administração Municipal, equipe da Secretaria de Educação, integrantes do Centro de Operações de Emergência (COE) e Conselho Municipal de Educação, decidimos retornar no dia 22 de fevereiro com as turmas da Educação Infantil da EMEI Bem Me Quer com os alunos que moram na cidade, isto é, que não necessitam de transporte escolar e no dia 1º de março com as demais EMEF Anita Garibaldi, EMEI Nostri Bambini e os demais alunos da EMEI Bem me Quer, revela a secretária de Educação Cildemara Turatti.

Após o início de março, Cildemara destaca que as escolas estarão aptas ao retorno de 100% dos alunos, porém com algumas restrições. No Ensino Fundamental, vamos ter aulas de segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Nas quartas-feiras os alunos estarão em casa para que ocorra a higienização da escola. “Nestes dias eles receberão atendimento online e desenvolverão atividades que serão repassadas anteriormente pelos professores”, conta.

Ainda, segundo a secretária, todas as turmas que eram maiores foram divididas para serem adaptadas ao espaço da escola. “O retorno ocorrerá, mas serão seguidos todos os protocolos exigidos por lei, inclusive com dois metros de distanciamento nas salas de aula, uso de máscara e demais medidas de segurança. Sentimos necessidade de voltar, temos alguns medos e incertezas sim, mas é de extrema importância que nossos alunos estejam na escola, pois ouvimos muitos relatos de famílias de que seus filhos estão com problemas de ansiedade, depressão, obesidade”, relata Cildemara.

As escolas de Educação Infantil Bem me Quer e Nostri Bambini, também funcionarão com algumas alterações. “A Bem me Quer não terá mais por enquanto o turno integral, funcionará nos dois turnos, porém, as turmas foram divididas e cada turma só frequentará em um turno. Sabemos que muitos pais, assim como nós, se preocupam com essa situação, pois trabalham todo dia e não tem com quem deixar seus filhos, mas é o que podemos oferecer no momento em função do espaço, que não é suficiente para atender todos em turno integral e das exigências mediante os protocolos em função do Covid-19. Já em relação à Escola Nostri Bambini, os alunos serão divididos em duas turmas e uma será atendida em um dia e outra no outro, em função de que, só existe uma sala de aula lá”, comenta.

Cildemara destaca que será decisão dos pais, seus filhos retornarem ou não para a escola. Os pais que optarem em mandar seus filhos para escola assinarão um termo de responsabilidade e os que optarem em continuar com o ensino remoto terão que se comprometer em manter o vínculo entre escola, professor, aluno. Esses alunos terão acompanhamento dos professores, que dedicarão uma hora, das quatro de carga horária, para atendimento online. Três horas serão dedicadas às aulas presenciais

Transporte escolar

De acordo com a secretária, o transporte escolar, também seguirá todos os protocolos de segurança, estará passando normalmente nas casas. “Estaremos formando na próxima semana os grupos de WhatsApp com os pais de cada turma onde enviaremos todas as informações necessárias, vídeos informativos, esclarecimentos necessários para que essa volta as aulas ocorra da melhor forma possível”, explica.

Formação de professores

Para preparação de início do ano letivo, a equipe de educação terá, no dia 18 de fevereiro a partir das 9h, na Casa da Cultura, uma palestra motivacional com o professor Cristiano Souza da Silva. “Todos os protocolos de prevenção à Covid-19 serão seguidos. Nesta palestra ele falará sobre os nossos medos e incertezas e nos motivará para iniciar este ano letivo que será de desafios como o do ano passado, onde tivemos que reaprender a ser professor. Logo depois, teremos reunião administrativa com os integrantes da Secretaria de Educação”, encerrou.

Data de publicação: 17/02/2021