Integrantes do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) de Putinga estiveram reunidos na manhã de quinta-feira, 28, para tratar de uma série de assuntos. O evento contou com a presença de representantes da Emater/RS-Ascar, das Secretarias de Saúde e de Educação.

Um dos temas abordados foram as reuniões nas comunidades. “A extensionista da Emater, Mara Seghetto nos passou um projeto que deseja executar nas comunidades, com encontros de aproximadamente cinco jovens mulheres, uma vez ao mês, ocasião em que serão elaborados trabalhos artesanais sobre a saúde mental. Nós do COE aprovamos a ideia e ela deve iniciar as atividades em fevereiro, seguindo todas as medidas de prevenção ao novo Coronavírus”, conta a enfermeira Patricia Brados.

Outro assunto discutido no encontro foi quanto ao retorno às aulas. “Na reunião passada o COE já havia comentado em seguir o protocolo estadual e abrir as escolas com 50% da capacidade. Nesta reunião, então, foi apresentado o plano pedagógico e concordamos em segui-lo. Os médicos integrantes do COE destacaram que é importante que o retorno seja gradual, sendo primeiro o da Educação Infantil, depois o Ensino Fundamental e posteriormente o Ensino Médio”, conta.

A secretária de Educação, Cildemara Turatti, explica que tem participado de várias reuniões com os secretários de Educação da região e na próxima semana realizará uma reunião com o Conselho Municipal de Educação para apresentar um plano para retomar as aulas no final de fevereiro.

Data de publicação: 28/01/2021