A Administração Municipal de Putinga vem manifestar se através desta nota sobre os fatos vinculados nos dias 24 e 25 de Junho de 2024, na reportagem do Jornal ECOREGIONAL, em sua plataforma no Instagram.

Sobre o exposto a Municipalidade manifesta seu repúdio as situações colocadas e enumera as diversas atitudes tomadas junto a Comunidade da Linha Fiscal e em especial a família exposta pelo veículo de comunicação:

1. Os acessos para a localidade (bem como as demais), estão dificultosos pela clara situação calamitosa que o Município se encontra, o que se denota pelo estado chuvoso constante e pela SITUAÇÃO DE CALAMIDADE declarada e reconhecida pelo Estado e UNIÃO, mas sem comprometimento da acessibilidade, o que se demonstra no ir e vir dos moradores ao centro da cidade e a chegada da reportagem;
  2. A comunidade recebeu a perfuração de um poço artesiano, num convênio entre o Município e o Estado, instalação de rede e a questão de energia elétrica é de competência da RGE. Mesmo assim o Município mantem contatos constantes com a Empresa, levando o assunto diretamente ao Ministério Público;
  3. O Município sancionou lei (2499/2024) que possibilita às comunidades o auxílio de até R$ 10.000,00 para eventuais consertos nas redes de água.
  4. Foram ofertados a todos os moradores, que necessitaram, filtros de purificação de água para uso doméstico (que inclusive aparece no domicilio apresentado).
  5. Estão sendo distribuídos no CRAS do Município: água, alimentos e roupas a todos que necessitarem, e houve entrega domiciliar na referida comunidade.
  6. É de amplo conhecimento da nossa população os inúmeros donativos (móveis, roupas, alimentos...) à família exposta na reportagem;
  7. A Empresa de transporte escolar é terceirizada e disponibilizou transporte adequado para os estudantes, o que não foi aceito pelos Pais

Lamenta sobremaneira a exposição de menores (crianças) em  uma das matérias vinculadas.

Fica nossa tristeza com o desrespeito a todos (funcionários públicos, profissionais da saúde, voluntários, doadores...) que se dedicam a recuperação de nosso município e em especial a esta família.

Por fim reiteramos o pleno e incansável compromisso desta administração ao enfrentamento ao Estado de Calamidade, sabedouros de que a resolução plena se dará a longo prazo, mas com a certeza que isto ocorrerá de maneira organizada e a todos.

Prefeitura Municipal de Putinga

Data de publicação: 26/06/2024