Produtores de frango receberam visita da Vibra em março de 2020, com a indicação da Secretaria de Agricultura

Os interesses econômicos ligados ao setor da agricultura e pecuária de Putinga, sempre estiveram na pauta da gestão do Prefeito Claudiomiro Angelo Cenci e do Vice Enevir Polese. Desde que assumiram a prefeitura no ano de 2017, muitos foram os desafios para poder dar início a um trabalho, que tivesse sustentabilidade e que fosse coerente com a realidade que se encontra o município.

Segundo o prefeito Cenci, para começar um trabalho ligado ao setor agropecuário, foi indispensável, primeiramente equipar o setor, principalmente a Secretaria de Obras e Agricultura.

“ Quando não se tem estrutura para trabalhar, não adianta lei que defina incentivos. Foi dessa forma que no primeiro momento, fomos atrás daquilo que era necessário, comprar equipamentos, através de recursos federais e contratação de financiamento para renovar a frota, que estava com alto custo de manutenção”, relata.

De acordo com o prefeito a partir de então foi possível a reativação da patrulha agrícola atendendo os produtores de forma eficiente e sem onerar os cofres públicos, já que os agricultores pagam o custo da hora trabalhada, o que torna viável a manutenção do maquinário à disposição da comunidade.

Cenci destaca que, de 2018 para cá, foram investidos mais de dois milhões de reais somente em máquinas e caminhões, para poder proporcionar ao produtor rural, incentivos como serviços de terraplanagem, abertura de estradas, arado subsolador e outras ações para o fortalecimento da Agricultura.

“Ainda modificamos todo sistema operacional do britador, para produzir maior quantidade de brita para além dos incentivos, atender a demanda de manutenção de estradas vicinais, que há anos, não recebia atenção necessária que garantisse a trafegabilidade dos usuários com segurança e conforto”, explica.

O secretário de Agricultura, Jeverton Salva, destaca que o setor vem sendo fomentado, através de investimentos em projetos, visitas técnicas e ações realizadas diretamente ao produtor através da patrulha agrícola, que já atendeu 90% das propriedades rurais.

“Além de estar constantemente em contato com os produtores, para saber quais são os seus anseios de investimentos, nos colocamos à disposição para colaborar e motivar, aqueles que demonstram interesse, a investir e gerar renda em suas propriedades. Desta forma alocamos 10 novas pocilgas, o que vai aumentar, consideravelmente a produção de suínos no município”, relata.

Sobre a implantação e recuperação de aviários, o secretário explica que no mês de março de 2020 a empresa VIBRA AGROINDÚSTRIA esteve na Secretaria da Agricultura, em busca de informações sobre os produtores rurais, que teriam interesse em realizar novos investimentos. “Na ocasião repassamos todos os dados solicitados, elencando aproximadamente dez empreendedores”, explica o secretário.

Ele relata que o andamento das negociações foi rápido e quem manifestou interesse já está com suas obras em andamento como é o caso do Produtor Filipe Marca, que solicitou a sua de licença de operação no dia 15 de maio de 2020, licença essa que foi homologada pelo setor Ambiental do município de Putinga, na data de 18 de maio de 2020.

“ O produtor recebeu a equipe da VIBRA AGROINDÚSTRIA no mês de março, ou seja, muito antes do anúncio do investimento em Soledade e de qualquer outra reunião política em Putinga. Outros produtores estão em análise, mas estamos acompanhando, para quê, caso necessitem de apoio do Poder Público, possamos auxiliar afim de promover novas unidades de aviário no município”, relata Salva.

O prefeito Claudiomiro declarou-se impressionado com o método de divulgação, usado para promover o crescimento do município, sem envolver o Poder Público, com ações individuais através de reuniões políticas, apenas com o intuito de impressionar a comunidade.

“Digo ao povo de Putinga, que desde que sentei na cadeira de prefeito, fiz o máximo para que os produtores rurais, fossem valorizados e recebessem os incentivos necessários. Mas foi preciso planejamento e investimentos, por quê sem isso não teria como transformar Putinga, em um município, com uma frota veicular nova, saúde qualificada, agricultura em ascensão e muitas obras. É praticamente impossível assumir uma Prefeitura e começar a investir no mesmo ano, porque temos que trabalhar com o orçamento projetado por outros gestores, que talvez não têm a mesma visão de empreendedorismo e de fortalecimento que nós nos propomos a fazer.

Segundo ele, o Poder Público está em contato com a Vibra, para conhecer mais de perto seus projetos para a região. “De forma transparente, vamos nos colocar à disposição com a estrutura da Secretaria de Agricultura, afim de realmente criar um elo sério e comprometido com o desenvolvimento”, finaliza.

Data de publicação: 18/06/2020