Suinocultura fortalecida com incentivos do município

10 novos empreendimentos rurais, garantem retorno no setor agropecuário

A maior fonte de renda de Putinga tem origem na agricultura, foi pensando no fortalecimento do setor que foi incluído no plano de governo da atual gestão, incentivos, afim de possibilitar melhores condições para que as pessoas continuem morando no interior. A proposta visa aumentar a sustentabilidade das propriedades e torna-lás viáveis economicamente.

Estas ações estão implantadas na Secretaria de Agricultura que vem executando serviços de terraplanagens para construção de novos chiqueiros. No total em três anos, serão 10 novas unidades. Cinco terraplanagens já foram concluídas e os chiqueiros estão em funcionamento. Outros cinco projetos serão executados nos próximos meses. Os projetos, obedecem ao padrão da BRF, ou seja, serão integrados nesta empresa, para fase de terminação. Os incentivos resultam em trinta mil suínos por ano, a mais, além da ampliação de espaço para 600 novas matrizes, no Condomínio São Cristovão.

Os produtores contemplados que já estão com os chiqueiros prontos são: Ivaldino Rabaiolli, Tadeu Dalberto, Dorival Prates de Oilveira e Valdomiro Parizotto.

Em fase de conclusão está o empreendimento de Moacir Postal e em breve será executado os projetos de Gelson Dalé, Cleiton Dallagnol, Valdemar Cristofolli e Claudio Parisotto.

O prefeito Claudiomiro Cenci, destaca que, valorizar a agricultura é indispensável para manter a economia equilibrada, principalmente nos pequenos municípios, onde a principal fonte de renda provém do setor primário.

A Lei Municipal nº 2.167, garante aos empreendedores rurais, que apresentarem projetos para construção ou ampliação de pocilgas, aviários e estrebarias no município de Putinga, receberão como contrapartida os serviços de terraplanagem completa, brita e pagamento de 50% do custo da elaboração do projeto de licenciamento ambiental, 20% (vinte por cento) dos custos com a cobertura da construção do empreendimento (telhas).

Data de publicação: 24/04/2020